No Senerp, além das atividades relacionadas à hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal, todos os nefrologistas que aqui trabalham estão também envolvidos no que comumente chamamos de nefrologia clínica.
Como nefrologia clínica entendemos a prevenção de doenças renais, especialmente nos casos de indivíduos com diabetes e hipertensão arterial, as duas principais causas que poderiam levar a pessoa ao tratamento de terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal). Além disso, os nefrologistas também promovem o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes que já apresentam doença renal crônica (ou insuficiência renal crônica), além daqueles com infecções urinárias, glomerulonefrites, calculose renal, doenças císticas renais.
Recomendamos que indivíduos com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica onde sejam pedidos pelo menos os exames de urina, uréia, creatinina. Em pessoas com diabetes, hipertensão, antecedentes de nefrites ou infecções urinárias na infância, cálculo renal, história familiar de doença renal, recomenda-se uma avaliação e acompanhamento com médico nefrologista.